10 formas de garantir que abrem (e clicam) nos seus emails
Não perca a motivação se as suas taxas de abertura e de cliques não são tão elevadas como gostaria e conheça 10 técnicas que pode começar já a aplicar nas suas campanhas de Email Marketing para garantir que os seus emails são abertos e que lhe trazem os resultados que pretende.
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Email Marketing

10 formas de garantir que abrem (e clicam) nos seus emails

Muitas vezes, apesar de estar a comunicar com a audiência certa, os seus emails acabam por ficar perdidos na caixa de entrada dos seus leitores ou pior: na caixa de spam!

Para evitar estas situações e garantir que os leitores abrem e clicam nos seus emails, conheça 10 técnicas que pode começar já a aplicar nas suas campanhas de Email Marketing:

1. Obedeça às regras Anti-Spam.

Para diminuir a probabilidade de as suas campanhas irem parar à caixa de spam dos seus leitores, é importante que obedeça a algumas regras, independentemente da plataforma de Email Marketing que utilizar:

  • Inclua uma morada real em todos os emails que enviar;
  • Inclua sempre a opção de unsubscribe, ou seja, um link que permita aos seus leitores fazer a remoção da sua lista de email;
  • Identifique claramente o remetente do email e para quem o mesmo é enviado. 

 

Estas são apenas diretrizes e não têm validade enquanto normas legais, mas é um bom princípio para que os seus emails não sejam considerados spam e, em consequência, não sejam lidos pelo seu público-alvo. 

Para informações mais detalhadas sobre este tema pode aceder ao website americano da Federal Trade Comission.

 

2.   Responda a novos contactos em 24 horas.

 

As 24 horas que se seguem a um primeiro contacto são determinantes para marcar a posição da sua marca e criar envolvimento com novos potenciais clientes, e é essencial que agarre a oportunidade de comunicar com novos contactos logo após estes terem interagido com a sua empresa, seja através da subscrição da sua newsletter ou através do download de um conteúdo promocional, por exemplo.

Uma maneira eficaz de garantir um contacto rápido e adequado a esta primeira fase de compra é utilizar um sistema de automatização de emails, que lhe permite enviar emails automáticos com base na fase de compra dos seus potenciais clientes, e no seu comportamento online (downloads, etc).

 

3. Utilize um nome real no remetente do seu email.

O seu público-alvo é normalmente inundado com mensagens de spam e é normal que hesitem quando recebem um email de um remetente que não lhes seja familiar.

Opte por utilizar o seu nome próprio ou de algum elemento da sua equipa e personalize o conteúdo do email. Com esta pequena mudança, os seus leitores confiam mais facilmente no remetente e a probabilidade de abrirem o seu email aumenta, bem como a suas taxas de abertura. Sim, é assim tão simples!

Considere o exemplo:

Remetente: Peter Walford

Email: peter.walford@company.pt

Em vez de:

Remetente: Marketing Team

Email: marketing@company.pt

Poderá também alcançar bons resultados se no remetente colocar um nome próprio juntamente com o nome da sua empresa.

 

4. Torne o seu subject irresistível.

As suas campanhas têm, atualmente, uma elevada concorrência nas caixas de correio dos seus leitores e é necessário que encontre formas de se destacar da multidão e obter resultados.

A melhor forma de o fazer será tornar o seu assunto tão irresistível, que seja impossível para os seus leitores não clicar na sua campanha!

Veja algumas formas de o fazer:

  • Escreva os seus assuntos de um modo claro e compreensível;
  • Garanta que estes não tenham mais de 50 caracteres para serem cortados em dispositivos mobile;
  • Utilize uma linguagem que seja familiar ao seu target;
  • Inclua verbos orientados para a ação de modo a criar sentido de urgência;
  • Inclua a sua “proposição de valor”, ou seja, aquilo que os seus leitores irão obter quando abrirem o email;
  • Evite elementos que alertem para spam como a utilização de palavras “grátis” ou a utilização de Caps Lock;
  • Inclua o nome próprio dos seus leitores ou algo sobre a sua localização, pois poderá aumentar as suas taxas de clique e o envolvimento com as suas campanhas (Tente não utilizar demasiadas vezes esta técnica para não ser considerado repetitivo/intrusivo e deixe de reserva para ofertas especiais);

 

5. Mantenha o conteúdo dos seus emails reduzido.

Para além de ser também um alerta para os filtros de spam, um conteúdo longo pode fazer com que perca a atenção dos seus leitores e que estes não percebam imediatamente a mensagem que pretende transmitir.

De modo a manter os seus emails reduzidos e atrativos para os seus leitores, deve produzir um copy curto e conciso e optar por personalizar o seu conteúdo, como se estivesse a comunicar com alguém na vida real. Se o seu email tiver de ser um pouco mais longo, tente dividi-lo em vários parágrafos para proporcionar “pausas visuais” que facilitam muito a leitura.

 

6. Inclua um Botão de Ação em todos os seus emails.

Tendo em conta que os seus leitores passam rapidamente pelo seu email sem ler todo o conteúdo, é essencial que tenha um Botão de Ação fácil de encontrar, até para os leitores mais ocupados.

É também importante que escolha um Botão de Ação adequado ao conteúdo do seu email e que este esteja num local em que faça sentido para os seus leitores.

Por exemplo: Numa campanha sobre os benefícios de uma estratégia de Email Marketing pode colocar no final um Botão de Ação que incentive ao download de um Ebook sobre “7 passos para escrever campanhas de Email Marketing eficazes” (poderá saber mais sobre este tema no nosso artigo 4 Dicas infalíveis para escrever uma campanha de Email Marketing).

 

7. Utilize texto alternativo nos seus Botões de Ação.

Vários clientes de email bloqueiam por defeito imagens e isso pode fazer com que muitos dos seus leitores não vejam imediatamente, ou de todo, o seu Botão de Ação.

Em vez do seu Botão, aparecerá algo como isto:

Botão sem texto alternativo :(

Ao introduzir um texto alternativo nos seus botões, os leitores que não conseguem ver imagens devido ao seu cliente de email irão saber exatamente onde clicar para levar a cabo a ação pretendida.

Botão com texto alternativo :)

 

8.   Adicione links às suas imagens.

 

O principal objetivo ao enviar uma campanha de Email Marketing é fazer com que os utilizadores cliquem e interajam com a sua campanha. Uma boa maneira de aumentar as suas taxas de cliques sem encher o seu copy de hiperligações, será adicionar links às imagens que introduzir.

Assim, ajudará os seus leitores a perceber a sua mensagem, mesmo antes de abrirem a sua campanha. Mesmo que as imagens fiquem bloqueadas no cliente de email, os seus leitores terão acesso a mais conteúdos que incentivarão ao clique.

 

9. Permita a partilha nas redes sociais.

Ao aumentar o número de pessoas que veem os seus links irá também aumentar o número de pessoas que clica nos mesmos e para aumentar o alcance das suas campanhas de email é importante que adicione botões de partilha nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo. Estes botões estão disponíveis na maioria das plataformas de Email Marketing e poderá facilmente utilizá-los nas suas campanhas bastando para isso inserir o URL de destino.

Botões de Partilha nas Redes Sociais

NOTA: Para aumentar o número de utilizadores que partilha e visualiza a sua campanha, opte por incluir um botão de partilha direto e não um botão de “seguir” a sua empresa na rede social. Outra maneira de aumentar os seus cliques será adicionar um botão de reencaminhamento da sua campanha que seja claro e fácil de identificar.

Quanto mais fácil for para os seus leitores partilhar nas redes sociais e reencaminhar as suas campanhas, maior visibilidade terão as suas mensagens e maiores as probabilidades de aumentar os cliques e conseguir atingir o seu principal objetivo: vender os seus produtos ou serviços.

 

 10. Pré-visualize e teste os seus emails antes de enviar.

Quando estiver pronto para clicar no “Enviar”, confirme uma última vez se os seus emails estão em condições de ser enviados. Se a sua plataforma de Email Marketing o permitir, faça um teste de pré-visualização em vários clientes de email e em dispositivos móveis, que sejam populares entre o seu público-alvo.

 

Em conclusão: Fazer Email Marketing nem sempre é fácil, mas pode sempre contar com uma equipa de profissionais na área para o ajudar a enviar a mensagem certa para o target certo, e assim angariar um maior número de potenciais clientes para a sua empresa.

 

Precisa de ajuda a produzir campanhas de Email Marketing?

Fale diretamente connosco através do 91 370 68 45 ou do email info@elsket.pt 😉

Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
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