6 Características de um Copywriting Eficaz
É fácil de reconhecer um bom trabalho de copywriting quando o vemos, mas existem algumas características que identificam um copy verdadeiramente eficaz. Como saber se o seu copy é eficaz? Veja 6 características que identificam um copy eficaz e melhore os seus skills para ganhar mais clientes e mais vendas com os seus conteúdos.
Copywriting, Elsket, Agência, 2017
16503
post-template-default,single,single-post,postid-16503,single-format-standard,cookies-not-set,none,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
6 Características de um Copywriting Eficaz

6 Características de um Copywriting Eficaz

É fácil de reconhecer um bom trabalho de copywriting quando o vemos, mas existem algumas características que identificam um copy verdadeiramente eficaz.

A definição do que é eficaz varia de negócio para negócio, mas neste contexto podemos considerar que um copy é eficaz se produziu os resultados esperados, ou seja, se concretizou os objetivos que definiu para a sua empresa, como o aumento de notoriedade da marca, aumento de vendas, etc.

Como saber se o seu copy é eficaz?

Veja 6 Características de um Copywriting Eficaz e melhore os seus skills para ganhar mais clientes e mais vendas com os seus conteúdos.

 

6 Características de um Copywriting Eficaz

#1 Este altera a perspetiva dos leitores.

Uma das coisas mais poderosas que um copywriter pode fazer é apanhar os seus leitores desprevenidos, com uma abordagem completamente inesperada.

Encontre a sua abordagem, ou seja, aquela que irá causar impacto no seu público-alvo!

Considere o que realmente importa no produto ou serviço que está a promover, qual o valor que este tem para a sua audiência, e por fim tente responder às necessidades do público com o seu copy, da melhor forma possível.

 

#2 Encontra conexões.

Ser criativo em trabalhos de copywriting implica muitas vezes encontrar conexões entre o produto ou serviço que estamos a promover e o que este pode significar para a nossa audiência em termos práticos e emocionais.

Outra característica de um copy eficaz é a sua capacidade de apelar às emoções do público e de fazer uma ligação entre o que está a ser promovido e os interesses, necessidades e emoções do público-alvo.

Por exemplo: Se precisar de escrever um anúncio de bikinis, em vez de descrever a elasticidade do tecido ou a sua durabilidade, por exemplo, estabeleça uma ligação entre o produto e a experiência que este evoca, como o verão, as férias, o calor, etc.

Este tipo de copy  aumenta as probabilidades de sucesso, causando impacto e direcionando a atenção para o produto, através do apelo às emoções dos consumidores.

 

#3 Tem um título forte.

Outro sinal que identifica um copy eficaz é quando este apresenta um título forte que agarra de imediato a atenção dos leitores para que estes percorram todo o conteúdo até à última linha.

Se o seu título não agarrar a atenção do público, corre o risco de o seu copy não ser lido de todo, e em consequência, não gerar quaisquer resultados para a sua empresa.

 

#4 Tem como base o feedback do público.

Um copy que produz resultados é um copy que responde a necessidades, resolve problemas e facilita a vida dos leitores.

Como saber a que perguntas responder e a que problemas endereçar na sua escrita?

A melhor opção é mesmo questionar o seu público-alvo sobre as suas principais necessidades, qual o tipo de conteúdo que preferem e porquê.

Poderá fazê-lo através de inquéritos online ou mesmo contratando uma empresa de estudos de mercado para saber com rigor o que o seu público-alvo espera da sua empresa e direcionar, tantos os seus produtos ou serviços como o conteúdo de promoção dos mesmos ao feedback que obteve.

Nota: Seja humilde e sirva a sua audiência, oiça as suas necessidades e desejos e observe a linguagem que esta utiliza. Se ouvir com atenção, a sua audiência irá eventualmente dar-lhe tudo aquilo de que necessita, incluindo aquilo que deve escrever para chamar a sua atenção!

 

#5 Não é exagerado.

Quando pretende mostrar o quanto a sua empresa é especial e como os seus produtos ou serviços são os melhores do mercado, pode muitas vezes cair na tentação de se concentrar demasiado nos seus prémios e achievements quando produz o seu copy.

A verdade é que um bom copywriting não precisa de exageros, e deve falar para o seu público de humano para humano, sem cair no erro de parecer arrogante ou demasiado confiante.

Atenção, é importante que celebre as suas vitórias e prémios! Seja apenas direto no modo como alcançou esses resultados.

 

#6 Retira o excesso.

Uma boa escrita vai direta ao assunto. Isto significa cortar frases em excesso e reordenar as mesmas de modo a tornar o conteúdo o mais direto e percetível possível.

Como se livra do conteúdo em excesso no seu copy?

  • Leia e releia várias vezes o seu copy para garantir que não existe conteúdo repetido ou desnecessário;
  • Encontre os pontos fundamentais e elimine frases redundantes ou que não vão diretas ao assunto;
  • Escreva por palavras suas e descomplique o texto para os seus leitores;


No geral, se conseguir encurtar o seu conteúdo sem perder o significado do mesmo, avance. Conte o número de palavras e tente encurtá-lo, tornando um copy de 50 palavras em 25, ou um de 25 em 15 palavras, por exemplo.

Mantenha em mente que as palavras importam e que sempre que produz um conteúdo tem a oportunidade de criar impacto no seu público. Agarre essa oportunidade e garanta que tirou o melhor partido da mesma!

 

Precisa da ajuda de um Copywriter para ter resultados? Fale connosco através do 91 370 68 45 ou do email info@elsket.pt.

Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
Sem Comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Protegido!