7 dicas eficazes para gerir as suas redes sociais - Elsket - Redes Sociais
As redes sociais evoluem à velocidade da luz e é cada vez mais difícil sabermos que técnicas irão trazer melhores resultados para a nossa empresa. Se adora as redes sociais como nós adoramos, então é normal que também esteja sempre atento a novas dicas e práticas que lhe possam trazer mais vendas.
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7 dicas eficazes para gerir as suas redes sociais

As redes sociais evoluem à velocidade da luz e é cada vez mais difícil sabermos que técnicas irão trazer melhores resultados para a nossa empresa.

Se adora as redes sociais como nós adoramos, então é normal que também esteja sempre atento a novas dicas e práticas que lhe possam trazer mais vendas.

Pesquisámos e combinámos 7 táticas que poderá achar útil para gerir as suas redes sociais:

1. Defina um objetivo claro para estar nas redes sociais.

Mesmo antes de criar uma conta numa rede social deve definir que tipo de objetivo pretende atingir. Veja alguns exemplos:

– Aumentar as vendas e posicionar-se melhor no mercado;

– Melhorar a sua relação com clientes;

– Lançar um novo produto ou serviço e promovê-lo;

Para além de definir o seu principal objetivo ao utilizar as redes sociais, deve também ponderar aderir às redes que sejam frequentadas pelo seu público-alvo, para garantir que comunica com a audiência certa e que aumenta as suas probabilidades de sucesso.

 

2. Saiba comunicar com o seu público-alvo.

Depois de definir qual o seu target é hora de realizar uma boa pesquisa sobre as necessidades desse público e adaptar os seus conteúdos a essas mesmas necessidades.

Se entender os seus potenciais clientes, será mais fácil planear aquilo que partilha e maiores serão as probabilidades de estes se identificarem com os seus conteúdos e também de comprarem os seus produtos ou serviços.

 

3. Conheça os seus concorrentes e o que fazem nas redes sociais.

Agora que já conhece o seu público-alvo, deve concentrar-se em conhecer também os seus concorrentes, procurando por dados e fontes sobre os mesmos e sobre o mercado onde se insere.

Conheça as estratégias da concorrência nas redes sociais e pense no que a sua empresa poderá fazer melhor.

Uma boa maneira de saber aquilo que os seus potenciais clientes pretendem é falar diretamente com os mesmos, criando fóruns e discussões online e perguntando diretamente o que estes esperam da sua empresa.

 

4. Faça um plano.

Após a definição do seu público-alvo, dos seus concorrentes e do seu mercado, é importante que planeie e que tenha um objetivo específico para cada ação que realizar nas redes sociais.

Planeie os conteúdos que irá produzir, bem como os horários em que irá partilhar os mesmos. Vá alterando o seu desempenho, faça testes e descubra o que resulta melhor para si e para a sua empresa.

 

 5. Saia do papel.

Depois de todos os planos é altura de passar do papel à ação, ou seja, de começar a ter resultados.

O modo como comunica com os seus seguidores nas redes sociais é determinante para incentivar os mesmos a comprar os seus produtos ou serviços e até a divulgarem a sua marca no seu círculo de amigos.

A chave é, portanto, começar por planear e definir a sua estratégia para cada rede social que utilizar, alimentar os seus seguidores com conteúdos adaptados às suas necessidades e transformar esses seguidores em promotores da sua marca.

 

6. Seja agradável

É fundamental que saiba relacionar-se com os seus potenciais clientes nas redes sociais, e o segredo é falar diretamente com os mesmos.

Em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, as opiniões positivas (e negativas) dos seus seguidores podem tornar-se virais e é importante que a sua empresa saiba relacionar-se de modo a manter uma relação agradável e, acima de tudo, de confiança, com os seus potenciais clientes.

Mostre que se importa com os seus seguidores e com as suas necessidades e irá criar relações sólidas com os mesmos.

 

7. Analise os seus resultados e faça melhorias.

É essencial que acompanhe os resultados das suas campanhas nas redes sociais para que possa analisar os erros e fazer melhorias progressivas.

Elementos que pode monitorizar:

– Campanhas e palavras-chave que tenham tido mais sucesso (mais cliques, partilhas, etc);

– Número de seguidores angariados por campanha;

– Reclamações, Sugestões, Elogios, etc;

No final de cada análise pode criar um gráfico e comparar entre várias campanhas que tenha enviado para saber aquilo que tem de mudar e aquilo que pode fazer para atingir melhores resultados.

É também importante que faça relatórios para saber se o seu volume de vendas está a crescer e se esse crescimento se deve às suas campanhas nas redes sociais.

 

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Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
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