Como contar a História da sua Marca?
O Storytelling rompeu caminho nas atividades dos marketers e é cada vez mais reconhecido como um complemento valioso às estratégias de Content Marketing das empresas. Quando bem utilizado, acrescenta valor às estratégias de Marketing de Conteúdo e funciona como um impulsionador de vendas. Saiba como construir a História da sua Marca para criar envolvimento com a sua audiência e aumentar as suas vendas.
Agência Elsket, História, Marca, Storytelling, 2019
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Como contar a História da sua Marca?

Brand Story – Conte a História da sua Marca!

Quando identificamos conteúdos de qualidade, estes são quase sempre sobre uma história. Seja em anúncios de TV memoráveis, ou em campanhas publicitárias que apelam às experiências dos leitores, é possível verificar que a utilização do Storytelling tem vindo a ser um apoio estratégico fundamental para criar narrativas bem estruturadas que proporcionam o tipo de ligação emocional que faz com que os consumidores se identifiquem e relacionem com a sua marca.

O que é uma Brand Story?

A História da sua Marca ou Brand Story, expressa como todos os obstáculos e adversidades que ultrapassou estimulam ainda hoje as suas ações e como são também um impulso para alcançar os seus objetivos e concretizar a missão da sua empresa.

Tal como acontece com os seus personagens de filmes favoritos, se conseguir construir e contar uma história convincente e envolvente, a sua audiência irá lembrar-se da sua marca e irá relacionar-se com a mesma a longo prazo.

Como contar a História da sua Marca


1. Fale sobre os seus desafios.

Analisemos a história do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau com um ligeiro twist:

Uma menina de casaco com capuz vermelho caminha na floresta para ir entregar à sua avó doente uma cesta de comida. Pelo caminho encontra um lobo, com o qual troca um breve sorriso, e segue o seu caminho. A menina chega a casa da avó completamente ilesa. As duas comem tranquilamente o seu almoço e jogam um jogo de tabuleiro juntas.

A avó faz batota e ganha o jogo! Fim.

Por alguma razão a história não resulta. Porquê? Devido à ausência de um conflito, ou desafio.

Apesar do facto surpreendente de a avó ter feito batota, não existiu na história nenhum conflito ou desafio que a menina tivesse de ultrapassar, e sem conflito não existe tensão. O lobo não tentou comer a menina e nem sequer se aproximou de casa da avó!

Com este exemplo percebemos que as histórias mais eficazes e que nos prendem são aquelas que nos falam sobre ultrapassar adversidades e que se não for apresentado nenhum conflito, não existe drama nem tensão emocional com que os seus leitores/potenciais clientes se consigam identificar.

 

2. Crie uma estrutura.

No momento de escrever a história da sua marca, é fundamental que estruture a sua narrativa com os seguintes elementos: Ponto de PartidaConflitoJornadaResolução.

Ou seja, construa a sua narrativa desde o seu ponto de partida até ao momento em que se encontra hoje (resolução). Na resolução é fundamental que mostre aos seus leitores como a sua marca ultrapassou os desafios e obstáculos que encontrou no seu caminho, dando assim aos mesmos uma recompensa emocional e algo para se relacionarem.

Estruturar a sua narrativa com estes elementos é a chave para escrever uma história que cria uma relação com a sua audiência. Fale sobre os desafios que enfrentou ao longo do tempo com a sua marca e conte ao seu público como os ultrapassou. Quanto mais honesto for sobre as suas conquistas, mais as pessoas irão respeitá-lo e relacionar-se com a sua marca!

 

3. Conte a sua verdadeira história, não uma versão embelezada da mesma.

No mundo dos negócios é usual as marcas não revelarem as suas adversidades e obstáculos, com receio de expor as suas imperfeições e de impedir que os consumidores comprem os seus produtos ou serviços. Acreditam, por outro lado, que partilhar histórias imaculadas e embelezadas sobre como cresceram no mercado irá convencer as pessoas de que são a aposta certa no seu setor de atividade.

Na realidade, não é bem assim.

Nada é perfeito e a sua marca também não tem de o ser. Os consumidores não se relacionam com a perfeição, mas sim com jornadas emocionais que experienciam adversidade, luta, e, por fim, a capacidade de ultrapassar tudo isso.

Inspiram-se, sim, com protagonistas que são deitados abaixo, mas que no final constroem o seu caminho para o sucesso.

No momento de construir e partilhar a sua Brand Story, garanta que inclui factos e não ficção, pois de outra forma não conseguirá cativar a sua audiência e criar envolvimento com a mesma.

Precisa de ajuda na comunicação da sua Marca? Fale connosco através do 913706845 ou do email info@elsket.pt que teremos todo o gosto em ajudar 😉

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david.pereira@elsket.pt
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