Como escrever um anúncio no Facebook (Para iniciantes)
Começar a produzir anúncios para o Facebook requer para todos os copywriters e marketers alguma pesquisa extra e também uma atenção redobrada às regras implementadas pelo próprio Facebook. Conheça algumas dicas do próprio Facebook para escrever anúncios que lhe permitam atingir os seus objetivos de negócio de um modo rápido e eficaz.
Agência Elsket, Redes Sociais, Facebook, 2017
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Como escrever um anúncio no Facebook

Como escrever um anúncio no Facebook (Para iniciantes)

Começar a produzir anúncios para o Facebook (Facebook Ads) requer para todos os copywriters e marketers alguma pesquisa extra e também uma atenção redobrada às regras implementadas pelo próprio Facebook.

Se vai dar os seus primeiros passos a escrever anúncios para Facebook, fique a par da novidade:
Neste tipo de anúncios, as imagens são o mais importante.

Porquê?

A empresa Consumer Acquisition apurou que as imagens são responsáveis por 75 a 90% da performance dos anúncios de Facebook. É, portanto, essencial que antes de se preocupar com o conteúdo escrito, se preocupe em selecionar e incluir imagens nos seus anúncios que combinem com o seu copy e com os objetivos que definiu para os mesmos.

De facto, o próprio Facebook sugere que não dê prioridade ao seu copy e aconselha o os seguintes passos para a criação de anúncios:

1. Identifique o seu objetivo de negócio;
2. Identifique a sua audiência;
3. Escolha um assunto/tema;
4. Selecione uma imagem;
5. Escreva o seu copy (como pode ver, o conteúdo escrito encontra-se mesmo no final da lista!);

Para conhecer com mais detalhe as sugestões do Facebook para a criação de anúncios clique aqui.


Porque é diferente escrever um Facebook Ad?

Qualquer iniciativa de marketing e não apenas os anúncios de Facebook devem começar por identificar um objetivo de negócio e uma audiência (passos 1 e 2).

No entanto, na criação de um anúncio para o Facebook existe também a preocupação de selecionar e introduzir uma imagem (passo 4), como acontece com os anúncios impressos, em que existe um conteúdo escrito e uma imagem que devem trabalhar em conjunto para que o anúncio tenha o devido sucesso.

Quando falamos de anúncios de Facebook, a regra principal é que a imagem é a principal ferramenta para chamar a atenção dos utilizadores, ao contrário do que acontece nos anúncios impressos, em que nem sempre é requisito ter uma imagem para exprimir a mensagem, bastando um headline bem conseguido.

Veja outras características específicas dos Facebook Ads:

  • Estão inseridos num espaço social, onde as partilhas e os likes são determinantes para o seu sucesso;
  • Incluem botões de ação clicáveis;
  • Podem receber comentários;
  • Podem ser facilmente testados;
  • Podem ser altamente segmentados;

 

Sendo os anúncios para o Facebook tão diferentes do que estamos normalmente habituados, as velhas regras do copywriting podem não se aplicar neste contexto. Veja algumas dicas que reunimos para iniciantes:

 

Como escrever um anúncio no Facebook (Para Iniciantes)

#1 Coloque mensagens-chave nas suas imagens.

É essencial que coloque a sua mensagem mais importante na imagem do anúncio. Mas antes de começar a desenvolver um copy extenso tenha em atenção que o Facebook penaliza imagens em que o conteúdo escrito ocupe mais de 20% do espaço das mesmas (Saiba mais sobre estas políticas aqui.)

O Facebook controla a quantidade de texto que utiliza nas suas imagens através de uma grelha. Se o seu texto aparecer por cima de várias linhas da grelha, o Facebook poderá interpretar que a sua imagem está demasiado preenchida com texto, sendo aqui também considerados logotipos baseados em texto, marcas de água, etc.

Para evitar estas situações e publicar o seu anúncio sem complicações utilize esta ferramenta antes de submeter o mesmo.

 

#2 Seja sucinto e destaque a sua mensagem.

É importante que mantenha o copy na sua imagem bastante sucinto e com um background colorido para aumentar o destaque entre o mesmo e a imagem principal. Algumas empresas como a Consumer Acquisition concluíram também que os textos inseridos nas imagens têm uma melhor performance quando colocados numa barra horizontal ou vertical

 

#3 Concentre-se em apenas um produto ou serviço.

De modo a chamar mais facilmente a atenção dos utilizadores para o texto na sua imagem, uma boa prática será promover apenas um produto ou serviço da sua empresa e descrever, tanto no texto da imagem como no do anúncio, as vantagens do mesmo para a sua audiência.

 

#4 Combine o copy da sua imagem com o do corpo do anúncio.

É também uma boa prática na construção de anúncios de sucesso no Facebook que o copy incluído na imagem e o copy do anúncio se complementem, para deixar mais claro aos utilizadores a mensagem a reter e qual o próximo passo a tomar.

 

#5 Utilize CTA’s sempre que possível.

Os seus anúncios também beneficiam (e muito) da utilização de botões de ação ou CTA’s, que dão indicações do próximo passo aos seus utilizadores e os incentivam a clicar e a interagir com os anúncios, ajudando-o a atingir o objetivo que definiu, seja este apenas um like, uma partilha, ou mesmo uma venda.

 

Em Conclusão:

Nas suas próprias palavras, o Facebook prefere imagens nos anúncios com pouco ou nenhum texto, pois imagens com muito texto poderão criar uma experiência de menor qualidade para os seus utilizadores.

Faça uma pesquisa constante e esteja sempre atento às mudanças nas regras do Facebook para garantir que produz anúncios de sucesso e que obtém os resultados esperados com os mesmos!

Se gostou do artigo e pretende investir nas redes sociais para ganhar mais negócios espreite também o post:
6 Dicas para Melhorar o seu Negócio no Facebook e Instagram!

 

Está a dar os primeiros passos com o Facebook Ads e precisa de ajuda?
Fale connosco através do 91 370 68 45 ou do email info@elsket.pt.

Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
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