O que é o SEO?
O SEO pode parecer muito fácil de entender. Para algumas empresas levar a cabo ações de SEO significa mesmo apenas selecionar algumas palavras-chave, que farão com os seus websites sejam imediatamente bem posicionados nos motores de pesquisa. Os seus potenciais clientes avaliam produtos e empresas na Internet muito antes de tomar uma decisão de compra e se não tiver um website que pareça profissional ou seguro, estes consumidores irão com certeza optar pela concorrência.
SEO, Elsket, agência, 2017
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Elsket - O que é o SEO

O que é o SEO?

Para algumas empresas levar a cabo ações de SEO significa apenas selecionar algumas palavras-chave para que os seus websites sejam imediatamente bem posicionados nos motores de pesquisa.

Na verdade é um pouco mais complexo do que isso, e é importante esclarecer o que é afinal o SEO ou Search Engine Optimization:

Um conjunto de técnicas que ajuda os websites das empresas a posicionarem-se melhor nos rankings de resultados de pesquisa orgânica (não paga), fazendo com que estes se tornem visíveis para as pessoas que pesquisam por produtos ou serviços através de motores de pesquisa como o Google, Bing, Yahoo, etc.

Agora que já esclarecemos o que é o SEO e o que este pode fazer pela sua empresa, saiba a que elementos deve estar atento para chamar a atenção dos motores de pesquisa e melhorar o SEO do seu website:

  • Tags;
  • Palavras-chave;
  • Inbound links (outras hiperligações externas que reencaminham para o seu website);
  • Estrutura e Design do seu website;
  • Comportamento dos visitantes;

 

Sabendo a que elementos deve estar atento no momento de otimizar o seu website, é também importante saber aquilo que deve e não deve fazer para garantir que implementa uma estratégia de SEO de sucesso e tem resultados.

Tome nota destas 4 ideias:

 

1. Não exagerar nas palavras-chave.

Otimizar o seu website através de palavras-chave não implica inserir as suas palavras sempre que puder no seu conteúdo. Isso irá, por outro lado, prejudicar o seu website pois os motores de pesquisa irão reconhecer que inclui as suas palavras-chave apenas com o objetivo de melhorar a sua posição no ranking.

Para garantir que o seu website está mesmo otimizado, deve utilizar palavras-chave com moderação de modo a que não pareça forçado.

 

2. Dar atenção às necessidades da sua audiência.

Antes de criar uma nova página ou um novo post para o seu blog, provavelmente irá pensar em como poderá incorporar as suas palavras-chave no conteúdo, mas essa não deverá ser a sua principal preocupação.

Sempre que criar conteúdo, deve focar-se no que é importante para a sua audiência e perceber aquilo que interessa ao seu público-alvo. Deste modo irá produzir conteúdos de acordo com esses interesses e atrair mais facilmente visitantes relevantes para o seu website, ou seja, que têm realmente interesse nos produtos/serviços da sua empresa.

 

3. Não se esquecer das redes sociais.

Nos últimos anos as redes sociais têm-se agregrado ao SEO e os mecanismos de pesquisa dão agora atenção a elementos como tweets, retweets, Google+, etc, considerando também as pessoas que estão conectadas com a sua empresa nas redes sociais.

Se está a pensar implementar uma estratégia de SEO, não se esqueça das redes sociais e mantenha as mesmas integradas em todas as atividades que levar a cabo.

 

4. Estar atento à experiência dos seus utilizadores.

A experiência dos seus utilizadores também é um importante elemento de SEO e os motores de pesquisa tomam também em conta se os seus visitantes permanecem no seu website e se interagem com o seu conteúdo.

Pode acontecer ter um bom ranking com uma determinada palavra mas atrair visitantes que não têm interesse no conteúdo em questão, e por isso é importante que esteja atento ao comportamento dos utilizadores que atrai, verificando, por exemplo, se os mesmos abandonam o seu website depois de serem direcionados para o mesmo através da pesquisa.

Se a resposta for positiva, isso pode querer dizer que a palavra para a qual está bem cotado não é a ideal para atrair visitantes relevantes e com potencial interesse nos seus produtos/serviços.

Ou seja, é mais importante atrair tráfego qualificado em vez de gerar uma grande qualidade de tráfego que não lhe trata os resultados esperados.

 

Então, afinal, o que é o SEO?

Na sua essência continua o mesmo que há alguns anos atrás: várias técnicas que, bem implementadas, irão ajudá-lo a posicionar-se melhor nos motores de pesquisa.

Para garantir que o seu website está otimizado e que tem bons resultados, é essencial que se mantenha informado sobre as mudanças nos elementos procurados pelos motores de pesquisa, que saiba identificar e utilizar da melhor forma as suas palavras-chave e que, por fim, não se esqueça do papel importante das redes sociais no momento de partilhar os seus conteúdos e de atrair novos visitantes.

 

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Marta Oliveira
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