O segredo para “enganar” o Google e aumentar o seu Tráfego Orgânico
Um dos nossos principais objetivos dos profissionais de Marketing é adicionar valor aos seus conteúdos para responder às necessidades dos seus clientes. E é isso que nos faz concentrar constantemente no tráfego orgânico, para sabermos se estamos a ser encontrados por utilizadores que necessitam dos nossos serviços e que estes encontram exatamente aquilo que procuram ao visitar o nosso website. Conheça algumas técnicas de SEO simples para "enganar" os mecanismos de pesquisa, aumentar o seu tráfego orgânico e colocar-se no topo das páginas do Google.
Agência Elsket, SEO, Tráfego Orgânico, Segredo, 2017
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Tráfego Orgânico

O segredo para “enganar” o Google e aumentar o seu Tráfego Orgânico

Enquanto agência de Design e Copywriting um dos nossos principais objetivos é adicionar valor aos nossos conteúdos para responder às necessidades dos nossos clientes. E é isso que nos faz concentrar constantemente no nosso tráfego orgânico, para sabermos se estamos a ser encontrados por utilizadores que necessitam mesmo dos nossos serviços e que estes encontram exatamente aquilo que procuram ao visitar o nosso website.

Enquanto responsável pelo nosso conteúdo e SEO, vou partilhar algumas técnicas que pode utilizar para “enganar” o Google e aumentar o seu tráfego orgânico:

#1 Comece por fazer pequenas mudanças…

Para melhorar os seus resultados em termos de pesquisa orgânica comece por fazer um update ao seu website:

  • Configure corretamente o Sitemap do seu website para que o Google consiga aceder ao seu site com maior facilidade;
  • Atualize o separador International Targeting (segmentação internacional) na Search Console do Google para se focar em Portugal (se for aí que está a sua audiência);
  • Aumente a velocidade de carregamento do seu website (diminuindo o tamanho/peso das imagens utilizadas, por exemplo) pois se o carregamento do seu site for lento (mais de 3 segundos, por exemplo) isso afeta o tráfego orgânico e o envolvimento com a sua audiência, o que pode resultar numa taxa de abandono (bounce rate) elevada;

 

#2 Produza mais conteúdo (e melhor)

Após alguma pesquisa sobre o tema, considero que uma das melhores estratégias de conteúdo em que poderá apostar será a de Rand Fishkin (Moz) que é bastante simples e consiste no seguinte: Encontre o melhor conteúdo que aparece nas pesquisas por palavras-chave e tópicos ligados ao seu target e crie algo 10 vezes melhor.

Ou seja, crie conteúdo que seja mais útil e acima de tudo mais relevante para as necessidades do seu público, do que aquele que este tem encontrado em pesquisas no Google.

As peças mais poderosas de conteúdo geram tráfego, leads e backlinks (links externos que direcionam para o seu website). É isto que normalmente faz com que a sua audiência reconheça mais valor e mais essência aos conteúdos.

Seduza a concorrência e torne-se líder

Todas as marcas procuram informação que valide e promova a sua posição no mercado. Ao criar essa informação através dos seus conteúdos, os seus concorrentes irão utilizá-la e irá a começar a ser visto como um líder no seu mercado de atuação.

Esta técnica pode parecer impraticável, mas pode trazer frutos para a sua empresa. Ao tornar-se uma referência para outras empresas, estas começam a partilhar os links do seu conteúdo, e isso faz com que o seu público-alvo o encontre mais facilmente e esteja atento aos seus produtos ou serviços.

Se gostava de aprofundar os seus conhecimentos sobre copywriting e produção de conteúdos de sucesso sugerimos este artigo sobre a temática.

 

#3 Resgate conteúdos antigos

Depois de fazer alguns updates técnicos ao seu website e de começar a publicar mais e melhores conteúdos, é altura de dar uma atenção especial a alguns posts antigos que provavelmente não estarão tão otimizados para SEO e tão relevantes como agora, que já conhece novas técnicas e sabe valorizar melhor os seus conteúdos.

Analise cada post antigo e coloque a si mesmo as seguintes questões:

  • Posso escrever sobre este tema de uma forma mais clara e com menos palavras?
  • Se escrevesse isto hoje, ainda me sentia confiante para o publicar?
  • Que gráficos ou infográficas podiam complementar este post?
  • Existe alguma pesquisa nova sobre este tema?
  • Que artigos estão relacionados com este post? Onde poderei colocar novos links?


Ao responder a estas questões e fazer melhorias nos seus antigos posts irá dar-lhes uma nova vida e poderá voltar a partilhá-los com a sua audiência, o que fará também crescer a sua pesquisa orgânica.

 

#4 Partilhe o seu conteúdo e consiga mais Backlinks

Os designados Backlinks são um dos maiores influenciadores de ranking quando falamos em tráfego orgânico, e, por isso mesmo, devem fazer parte dos seus planos.

Para gerar backlinks são levadas a cabo ações de link building, que lhe permitem criar novos links externos que direcionam para o seu site, blog, etc, e que geram tráfego orgânico.

Nota: Este aspeto é transversal a todas as estratégias de crescimento de tráfego orgânico mas é importante que saiba que para implementar com eficácia uma estratégia de Link building terá sempre de ter conteúdo de qualidade para o seu público, correndo o risco de a estratégia não resultar por falta de relevância e utilidade do mesmo.

Veja algumas ações de link building que pode implementar:

  • Guest Posts: Escreva artigos para outras empresas e de vez em quando convide também figuras influentes para escrever no seu blog;
  • Utilize dados de pesquisa nos seus artigos: Desta forma os leitores e outras marcas irão considerá-lo uma referência importante e irão sentir-se tentados a partilhar o seu conteúdo e a linkar para o mesmo nos seus próprios conteúdos;
  • Pesquise sites relacionados: Procure no Google por websites relacionados com o seu e proponha ao proprietário utilizar um link seu que seja útil e relevante para o público-alvo;
  • Produza conteúdos: Produza conteúdos que sejam tema de conversa para a sua audiência e que sejam fáceis de partilhar. Pode apostar na criação de um Ebook, por exemplo;

 

O segredo para “enganar” o Google!

Grande parte dos profissionais de marketing (eu incluída) muitas vezes se prendem em aspetos e técnicas minuciosas de SEO, por pensarmos sempre que este é apenas feito de regras e que existem sempre apenas dois resultados: Quando obedecemos às regras, o Google compensa-nos, e quando desobedecemos, somos punidos.

Porém, o que se tem verificado é que todos os updates dos algoritmos do Google se focam numa única coisa: Providenciar valor aos seus utilizadores.

Os mecanismos de pesquisa estão realmente preocupados com os seus utilizadores e por isso é simples (e deixa de ser segredo): Se providenciar conteúdo com valor para esses utilizadores, será recompensado com tráfego.


Conclusões

Não sabemos bem o que esperar quando falamos de pesquisa orgânica e SEO, e os resultados podem demorar algum tempo a ser visíveis,  mas é importante que não desista e que siga o plano que definiu, mesmo que não veja um progresso imediato!

Pode ser necessária alguma paciência, mas com certeza compensa quando começar a atrair cada vez mais potenciais clientes até si e a aumentar a sua percentagem de negócios fechados 😉

É assim que temos feito crescer o nosso tráfego e é assim que podemos também fazer crescer o seu! Se precisa de apoio nesta área deixe-nos um comentário ou fale connosco através do 91 370 68 45 ou do email info@elsket.pt.

Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
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