22 Mai 11 Técnicas para atrair potenciais clientes com Landing Pages
Não existem dúvidas de que as Landing Pages são um dos elementos mais importantes numa estratégia de atração de potenciais clientes (lead generation).
Sem estas e os seus formulários de inserção de dados os profissionais de marketing estariam muito mais limitados no momento de converterem os visitantes dos seus websites em potenciais clientes (leads) e de aumentarem as suas taxas de conversão.
No entanto, converter visitantes em leads, mesmo com Landing Pages, não é tão fácil como parece e por isso reunimos algumas técnicas simples que pode começar já a aplicar para atrair mais contactos e aumentar as suas vendas.
11 Técnicas para atrair clientes com as suas Landing Pages:
#1 Inclua os elementos-base que tornam uma Landing Page eficaz
As Landing Pages são utilizadas para converter visitantes em potenciais clientes (leads), captando os dados dos utilizadores em troca de uma oferta. De modo a que esta troca seja realizada o maior número de vezes possível, é importante que as suas Landing Pages sejam compostas pelos seguintes elementos:
- Um título e subtítulo (opcional);
- Uma breve descrição da oferta (com ênfase no valor da mesma para o utilizador);
- Pelo menos uma imagem ilustrativa da oferta e do valor da mesma;
- Elementos extra como testemunhos e estudos científicos;
- Um formulário para introdução de dados (o elemento mais importante numa Landing Page);
#2 Remova links de navegação
É essencial que mantenha os visitantes na sua Landing Page e que foque a atenção dos mesmos na oferta que está a promover, e a melhor forma de o fazer será simplesmente remover links de navegação para outras páginas do seu website.
Desta forma irá evitar que os utilizadores abandonem a página antes de preencherem o formulário e se converterem.
#3 Mantenha a Landing Page simples e descomplicada
Uma página inundada de elementos normalmente resulta na distração e confusão dos utilizadores, ficando os mesmos “esgotados” com a quantidade de informação apresentada.
Para garantir que atrai potenciais clientes com a sua Landing Page é essencial que não inclua uma grande quantidade de texto e de imagens e que aposte na utilização de espaços em branco (whitespace) para focar a atenção dos utilizadores no que realmente importa: a sua oferta e os benefícios da mesma.
#4 Coincida o título com o Botão de Ação
Se o conteúdo da sua Landing Page não coincidir com o que foi indicado no Botão de Ação (Call to Action) que conduziu até à página, isso pode também gerar confusão e o visitante poderá considerar que foi direcionado para a página errada.
Elimine tudo o que possa gerar confusão aos utilizadores e coincida o título da Landing Page com o copy do CTA que direciona para a mesma. Desde modo irá apresentar aos utilizadores exatamente aquilo que prometeu e irá atrair um número superior de potenciais clientes para a sua base de dados.
#5 Realce o valor da sua oferta
Uma Landing Page eficaz e que atrai potenciais clientes mostra mais do que apenas uma lista descritiva da oferta. Mostra também os principais benefícios e mais valias para os visitantes, incentivando-os a inserir os dados e a adquirir a mesma.
É, portanto, determinante, que foque a atenção dos utilizadores nos benefícios da oferta através de um pequeno parágrafo ou de alguns bullets, em vez de descrever em pormenor as características e especificações dos seus produtos ou serviços.
Pode optar por apresentar imediatamente o benefício e valor da oferta desta forma:
“Sabia que o produto x aumentou a produtividade da empresa y em 200%?”
Por outras palavras, enfatize o modo como a sua oferta resolve um problema ou necessidade específica do público-alvo que pretende atingir e obterá melhores resultados.
#6 Incentive a partilha nas redes sociais
Outra forma de ampliar o sucesso da sua Landing Page é incentivar os utilizadores a partilhar a sua oferta nas redes sociais que estes tipicamente utilizam, inserindo na página botões de partilha rápida.
Poderá também incluir este tipo de botões na sua página de agradecimento (thank you page), para incentivar a partilha após a conversão dos utilizadores, ou optar por inserir também botões de reencaminhamento da oferta através de email, pois muitos utilizadores preferem partilhar conteúdo desta forma.
#7 Quanto mais melhor!
A ideia a reter é simples: Quanto mais conteúdos, ofertas e Landing Pages criar, mais oportunidades terá de gerar leads para o seu negócio.
Mais Landing Pages também significa que está a segmentar mais as suas ofertas e que está a direcioná-las para o seu público-alvo, o que pode resultar num aumento das suas taxas de conversão de utilizadores em potenciais clientes (leads).
#8 Peça apenas o que realmente precisa
Para aumentar as suas probabilidades de sucesso (maior número de conversões) tente requisitar no formulário apenas os dados de que precisa para qualificar numa primeira fase os seus visitantes e continuar a comunicar com os mesmos (Ex: Nome e Email).
Na verdade, quantos menos campos inserir no seu formulário, maior será a sua taxa de conversão.
Isto acontece porque quantos mais campos adicionar, mais trabalho terá o visitante para adquirir a sua oferta e este poderá mesmo perder o interesse na mesma por isso.
Por outro lado, quantos mais campos adicionar, maior qualidade terão as leads angariadas por serem utilizadores que consideraram a sua oferta interessante ao ponto de preencherem um formulário extenso.
O que deve então fazer para obter melhores resultados?
A melhor maneira de ver que tipo de formulário funciona para o seu negócio é fazer testes e avaliar a resposta dos seus visitantes, ou optar por pedir mais dados em ofertas com grande valor, como um template, ou um Ebook complexo sobre uma temática com valor para o seu público-alvo.
#9 Crie copy estratégico
Para garantir que os utilizadores clicam no seu CTA e finalizam a ação pretendida, deve tornar o seu copy tão aliciante quanto possível, evitando, por exemplo, verbos como “submeter” ou “subscrever”, pois corre o risco de os utilizadores mudarem de ideias por considerarem que estão a ser induzidos em erro ou a fazer uma subscrição que não autorizaram expressamente.
Aposte, por outro lado, em utilizar expressões relacionadas com benefícios, ou seja, aquilo que os utilizadores irão receber em troca do clique no seu CTA.
Por exemplo: Num formulário para download de um eBook sobre “Como aumentar as suas vendas com SEO” poderá optar por um copy para o seu CTA como “Quero aumentar as minhas vendas”.
Bem mais aliciante não acha?
Para ter uma taxa de conversão elevada nas suas Landing Pages pode também optar por utilizar um Botão grande e colorido e garantir que o mesmo é facilmente identificável como o Botão em que os utilizadores devem clicar para finalizar a ação pretendida.
#10 Inclua testemunhos e provas de sucesso sempre que possível
É importante que os utilizadores saibam que estão a submeter os seus dados para uma empresa de confiança e para isso é essencial que inclua nas Landing Pages alguns elementos que comprovem a legitimidade e eficácia da sua empresa:
- Inclua um link para a sua política de privacidade que garanta que os dados submetidos não serão partilhados nem vendidos a terceiros;
- Inclua testemunhos de clientes sobre a utilização dos seus produtos ou serviços;
- Inclua estudos que corroborem a eficácia dos seus produtos ou serviços;
#11 Faça com que os seus formulários pareçam curtos
Muitas vezes os utilizadores não preenchem um formulário simplesmente por este parecer muito longo e por demorar demasiado tempo a preencher.
Se pretende incluir muitos campos no seu formulário, tente encurtar o espaçamento entre os campos de preenchimento e colocar os títulos alinhados à esquerda antes dos mesmos.
Veja a diferença entre o formulário A e B:
O formulário A, embora tenha exatamente o mesmo número de campos de preenchimento que o formulário B, parece muito menos extenso e muito mais fácil de preencher, garantindo provavelmente melhores resultados em termos de conversão.
Sempre que possível e com a utilização de uma plataforma específica para produção de Landing Pages, tente também incluir campos dinâmicos, ou seja, que se ajustam automaticamente a uma versão mais curta (se o utilizador já tiver submetido os seus dados no passado) para ir requisitando de uma forma progressiva outros dados que considere relevantes para qualificar as suas leads, como o cargo ou a empresa em que trabalham.
Precisa de angariar mais potenciais clientes para o seu negócio? Fale connosco através do 91 370 68 45 ou do email
in**@el****.pt
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Carlos richa
Publicado em 23:12h, 16 JaneiroMuito bom