5 Razões para Apostar (já) em Inbound Marketing
Um dos maiores obstáculos para os profissionais de marketing e proprietários de negócios, é saber quanto investir e no que investir quando falamos em atividades de marketing, pois, na maioria das vezes, estas se revelam dispendiosas e com quase nenhum retorno. Qual a principal vantagem do Inbound Marketing? Com este tipo de marketing online conseguirá atrair consumidores até si e ganhar a sua atenção, em vez de os tentar comprar ou impingir as suas mensagens de marketing para obter resultados.
Agência Elsket, Inbound Marketing, 2017
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5 razões para apostar (já) em Inbound Marketing

5 Razões para Apostar (já) em Inbound Marketing

Um dos maiores obstáculos para os profissionais de marketing e proprietários de negócios, é saber quanto investir e no que investir quando falamos em atividades de marketing, pois, na maioria das vezes, estas se revelam dispendiosas e com quase nenhum retorno.

Esta falta de retorno está, na maioria das vezes, associada ao facto de muitas empresas persistirem em “impingir” as suas mensagens de marketing, mesmo para consumidores que nunca manifestaram interesse na oferta!

Porquê tentar “comprar” clientes quando estes nem estão a prestar atenção?

Já falámos um pouco sobre o tema, e é importante que, enquanto empreendedor e/ou profissional de marketing de uma empresa, descubra novas formas de fazer com que os seus clientes cheguem até si, em vez de desperdiçar recursos a comunicar com um público que simplesmente não está interessado no que tem para oferecer.

Qual a principal vantagem do Inbound Marketing? Com este tipo de marketing online conseguirá atrair consumidores até si e ganhar a sua atenção, em vez de os tentar comprar ou impingir as suas mensagens de marketing para obter resultados.

 

Conheça 5 Razões para Apostar (já) em Inbound Marketing:


1. Os seus clientes mudaram e o seu marketing também tem de mudar.

O consumidor está agora mais informado e sabe exatamente aquilo que quer quando entra em contacto com uma empresa. É, por isso, imprescindível, que antecipe as suas necessidades, e que comunique de forma consistente e relevante para tornar sua empresa numa ajuda essencial para que estes se decidam a comprar e não só, que decidam comprar à sua empresa!

Os seus clientes mudaram a forma como acedem à informação e como decidem que produtos/serviços comprar e, por isso, o seu marketing também tem de mudar: Seja interessante e relevante nos conteúdos que partilha e marque presença em vários meios online nos quais o seu público-alvo pesquisa por informação e aumente o número de negócios fechados.


2. É mais barato do que o Marketing Tradicional.

O Inbound Marketing é também designado como Marketing de Atração e é um tipo de marketing através do qual as empresas se promovem com técnicas de Marketing de Conteúdo, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e também com redes sociais.

Apesar de precisarem de algum tempo para serem desenvolvidas, estas técnicas revelam-se bastante menos dispendiosas do que as técnicas utilizadas no marketing tradicional ou Outbound Marketing, que aposta na produção de anúncios de TV, Rádio, Imprensa e no envio de emails em massa, para obter resultados em termos de vendas.


3. Poupa tempo (e dinheiro) e comunica apenas com quem está mesmo interessado.

Ao contrário do que acontece com o marketing tradicional, o Inbound Marketing não leva a cabo ações dispendiosas para o público em geral e concentra os seus esforços em atrair as pessoas certas para o seu negócio, usando para isso um baixo investimento monetário.

Como?

Ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing, irá garantir que todos os seus esforços em termos de marketing são dirigidos a um público-alvo específico, ou seja, utilizadores com determinadas características demográficas (sexo, idade, etc) e comportamentais (visitas e likes em páginas específicas).

Com Inbound Marketing os conteúdos produzidos são sempre altamente segmentados e direcionados para os consumidores que demonstraram interesse na sua oferta, ou seja, aqueles que, por iniciativa própria, tenham preenchido um formulário para receber um Ebook grátis (por exemplo) podendo assim ser considerados potenciais clientes (leads) da sua empresa.

Ao facultarem os seus dados por iniciativa própria, os utilizadores demonstram um potencial interesse no que a sua empresa tem para oferecer e uma predisposição para receber os seus conteúdos.

Em conclusão, ao investir na produção e partilha estratégica de conteúdos conseguirá aumentar o número de potenciais clientes (leads) angariados e, ao continuar a comunicar de um modo personalizado, conseguirá com o tempo transformar essas leads em clientes da sua empresa!


4. Resolve problemas enquanto cria Relações.

Por vezes, principalmente quando falamos de empresas B2B, os produtos e/ou serviços podem ser um pouco complexos e os consumidores podem não perceber de imediato as suas vantagens.

É principalmente aqui que o Inbound Marketing é fundamental, pois tem como base a partilha de informações que esclarecem os consumidores sobre as vantagens dos produtos/serviços ao mesmo tempo que cria relações com os mesmos e os ajuda a tomar uma decisão de compra.

Com este tipo de estratégia conseguirá resolver os problemas dos seus potenciais clientes e criar um verdadeiro envolvimento com os mesmos, acompanhando-os ao longo da sua Buyer’s Journey (ciclo de compra).

Como?

Oferecendo informação adaptada à fase do ciclo de compra em que estes se encontram, bem como às suas necessidades específicas.

Considere os seguintes exemplos:

Para um potencial cliente que está na Fase Inicial de compra e que ainda está à procura de uma solução para o seu problema, deve disponibilizar conteúdos maioritariamente informativos sobre a sua oferta, salientando a utilidade da mesma para a resolução do problema (Exemplo: Oferta de um Ebook);

Para quem está numa Fase Intermédia de compra, ou seja, que já decidiu qual o tipo de produto/serviço de que necessita, é importante disponibilizar informações que salientem as suas vantagens e o valor da oferta para esse potencial cliente (Exemplo: Vídeo explicativo);

Para os potenciais clientes que já estão numa Fase Final do ciclo de compra e que já decidiram que têm interesse na sua oferta, estes necessitam de conteúdos descritivos das características do produto/serviço e, finalmente, de preços para poder comparar orçamentos e tomar uma decisão final de compra (Exemplo: Whitepaper comparativo com outra oferta da concorrência e/ou envio de tabela de preços).

Nota:

É aconselhável que partilhe informações de preços apenas na Fase Final do ciclo de compra ou se lhe forem diretamente requisitadas, de modo a não pressionar um potencial cliente que pode ainda não estar preparado para tomar uma decisão.


5. Elevado Retorno de Investimento (ROI).

Com este tipo de estratégia de marketing consegue facilmente um grande retorno através de um investimento reduzido, pois deixará de perder tempo (e dinheiro) a comunicar com consumidores que não têm interesse na sua oferta e começará a atrair pessoas verdadeiramente interessadas, utilizando, para isso, o desenvolvimento de conteúdos como artigos de blog, podcasts, vídeos, ebooks, whitepapers, etc, a implementação de técnicas de SEO e ainda as Redes Sociais como meio de partilha com o público-alvo.

Ou seja, em termos de investimento apenas precisa de produzir conteúdos que sejam relevantes e que respondam às necessidades do seu público-alvo, para que se coloque no top of mind dos seus potenciais clientes e que estes se decidam, em último caso, a comprar a sua oferta.

Desta forma, irá direcionar todos os seus esforços de marketing para quem tem mais probabilidades de comprar os seus produtos ou serviços, aumentando assim o número de negócios fechados!

Nota:

Se gostava de fazer mais vendas utilizando apenas os seus conteúdos escritos espreite também o nosso artigo:
Como gerar mais vendas apenas com os seus conteúdos?

Gostava de saber mais sobre Inbound Marketing e como aumentar as vendas do seu negócio?
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Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
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