20 Jul Como escrever um anúncio no Facebook (Para iniciantes)
Começar a produzir anúncios para o Facebook (Facebook Ads) requer para todos os copywriters e marketers alguma pesquisa extra e também uma atenção redobrada às regras implementadas pelo próprio Facebook.
Se vai dar os seus primeiros passos a escrever anúncios para Facebook, fique a par da novidade:
Neste tipo de anúncios, as imagens são o mais importante.
Porquê?
A empresa Consumer Acquisition apurou que as imagens são responsáveis por 75 a 90% da performance dos anúncios de Facebook. É, portanto, essencial que antes de se preocupar com o conteúdo escrito, se preocupe em selecionar e incluir imagens nos seus anúncios que combinem com o seu copy e com os objetivos que definiu para os mesmos.
De facto, o próprio Facebook sugere que não dê prioridade ao seu copy e aconselha o os seguintes passos para a criação de anúncios:
1. Identifique o seu objetivo de negócio;
2. Identifique a sua audiência;
3. Escolha um assunto/tema;
4. Selecione uma imagem;
5. Escreva o seu copy (como pode ver, o conteúdo escrito encontra-se mesmo no final da lista!);
Para conhecer com mais detalhe as sugestões do Facebook para a criação de anúncios clique aqui.
Porque é diferente escrever um Facebook Ad?
Qualquer iniciativa de marketing e não apenas os anúncios de Facebook devem começar por identificar um objetivo de negócio e uma audiência (passos 1 e 2).
No entanto, na criação de um anúncio para o Facebook existe também a preocupação de selecionar e introduzir uma imagem (passo 4), como acontece com os anúncios impressos, em que existe um conteúdo escrito e uma imagem que devem trabalhar em conjunto para que o anúncio tenha o devido sucesso.
Quando falamos de anúncios de Facebook, a regra principal é que a imagem é a principal ferramenta para chamar a atenção dos utilizadores, ao contrário do que acontece nos anúncios impressos, em que nem sempre é requisito ter uma imagem para exprimir a mensagem, bastando um headline bem conseguido.
Veja outras características específicas dos Facebook Ads:
- Estão inseridos num espaço social, onde as partilhas e os likes são determinantes para o seu sucesso;
- Incluem botões de ação clicáveis;
- Podem receber comentários;
- Podem ser facilmente testados;
- Podem ser altamente segmentados;
Sendo os anúncios para o Facebook tão diferentes do que estamos normalmente habituados, as velhas regras do copywriting podem não se aplicar neste contexto. Veja algumas dicas que reunimos para iniciantes:
Como escrever um anúncio no Facebook (Para Iniciantes)
#1 Coloque mensagens-chave nas suas imagens.
É essencial que coloque a sua mensagem mais importante na imagem do anúncio. Mas antes de começar a desenvolver um copy extenso tenha em atenção que o Facebook penaliza imagens em que o conteúdo escrito ocupe mais de 20% do espaço das mesmas (Saiba mais sobre estas políticas aqui.)
O Facebook controla a quantidade de texto que utiliza nas suas imagens através de uma grelha. Se o seu texto aparecer por cima de várias linhas da grelha, o Facebook poderá interpretar que a sua imagem está demasiado preenchida com texto, sendo aqui também considerados logotipos baseados em texto, marcas de água, etc.
Para evitar estas situações e publicar o seu anúncio sem complicações utilize esta ferramenta antes de submeter o mesmo.
#2 Seja sucinto e destaque a sua mensagem.
É importante que mantenha o copy na sua imagem bastante sucinto e com um background colorido para aumentar o destaque entre o mesmo e a imagem principal. Algumas empresas como a Consumer Acquisition concluíram também que os textos inseridos nas imagens têm uma melhor performance quando colocados numa barra horizontal ou vertical.
#3 Concentre-se em apenas um produto ou serviço.
De modo a chamar mais facilmente a atenção dos utilizadores para o texto na sua imagem, uma boa prática será promover apenas um produto ou serviço da sua empresa e descrever, tanto no texto da imagem como no do anúncio, as vantagens do mesmo para a sua audiência.
#4 Combine o copy da sua imagem com o do corpo do anúncio.
É também uma boa prática na construção de anúncios de sucesso no Facebook que o copy incluído na imagem e o copy do anúncio se complementem, para deixar mais claro aos utilizadores a mensagem a reter e qual o próximo passo a tomar.
#5 Utilize CTA’s sempre que possível.
Os seus anúncios também beneficiam (e muito) da utilização de botões de ação ou CTA’s, que dão indicações do próximo passo aos seus utilizadores e os incentivam a clicar e a interagir com os anúncios, ajudando-o a atingir o objetivo que definiu, seja este apenas um like, uma partilha, ou mesmo uma venda.
Em Conclusão:
Nas suas próprias palavras, o Facebook prefere imagens nos anúncios com pouco ou nenhum texto, pois imagens com muito texto poderão criar uma experiência de menor qualidade para os seus utilizadores.
Faça uma pesquisa constante e esteja sempre atento às mudanças nas regras do Facebook para garantir que produz anúncios de sucesso e que obtém os resultados esperados com os mesmos!
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