Design, Designers e Algumas Questões - Elsket - Agência de Design e Copywriting
Elsket - Agência de Design & Copywriting
ELSKET, Agência, Design, Copywriting, Identidade, Design Gráfico, Web Design, Edição, Videos, Vila Franca de Xira, Lisboa
15816
post-template-default,single,single-post,postid-15816,single-format-standard,cookies-not-set,none,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Design, Designers e Algumas Questões

É perfeitamente normal que com o passar do tempo, e também com o passar de várias experiências profissionais, nos continuemos a deparar com confusões no que diz respeito ao trabalho que um Designer realiza e, até mesmo, quanto ao próprio conceito de Design.

Quer estejamos a falar de Design Gráfico, de Web Design, ou mesmo de Design de Produto, é importante esclarecermos: Afinal, qual o significado da palavra “Design”?

Apesar de ser esta a palavra inglesa para “desenho”, o conceito de Design é normalmente associado ao planeamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços.

Vejamos a definição de “Design”:

Método que serve de base à criação de objetos e mensagens tendo em conta aspetos técnicos, comerciais e estéticos. Fonte: Infopédia

Com base nesta definição, podemos considerar que o processo de Design consiste na procura de soluções criativas para caracterizar produtos, responder a necessidades de clientes e empresas, sempre em sintonia com as oportunidades do mercado em que estas se inserem.

No contexto da Elsket e dos serviços a que se dedica, é importante considerarmos também a definição de “Design de Comunicação”:

Design que está na base da divulgação de mensagens publicitárias ou informativas, nos mais diversos suportes (por exemplo, cartazes, publicações, logótipos, sinalética, interfaces multimédia e audiovisuais). Fonte: Infopédia

No nosso caso, temos duas paixões na área do Design de Comunicação: O Design Gráfico e o Web Design. É por isso que consideramos também importante esclarecer os serviços que prestam os profissionais destas áreas.

O que fazem afinal os Designers Gráficos e os Web Designers?

    • O Designer gráfico cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual;
    • Concebe objetos e peças para serem posteriormente produzidas em suportes físicos ou digitais;
    • Tanto o Designer Gráfico como o Web Designer dotam os produtos, serviços e sistemas com que trabalham de formas e conteúdos que exemplificam a identidade das empresas;
    • Investigam o que já foi feito, o que o cliente pretende atingir, o público-alvo e o conteúdo a transmitir;
    • O Web Designer é responsável por projetar e desenhar websites, blogs, sistemas e aplicativos web;
    • Produz também layouts de websites e banners para divulgação na Internet;


Os profissionais de Design estão habituados a antecipar problemas, definir estratégias, gerar oportunidades e a liderar projetos de várias áreas. 
São, por isto, considerados ideais para interagir com diferentes intervenientes nos projetos a que se dedicam e ajudam a conduzir processos de mudança dentro das empresas.

Precisa de um Designer para o ajudar a alcançar os seus objetivos?  Fale connosco através do 913706845 ou do email info@elsket.pt :-) 

Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
Sem Comentários

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Conteúdo Protegido!