08 Mai Fim dos cookies de terceiros: Tudo o que precisa de saber
Estamos a assistir a uma mudança no panorama da publicidade digital, à medida que a Google está prestes a criar uma internet mais privada, preparando-se para desativar os cookies de terceiros.
Desde Janeiro de 2024 que o Google iniciou a desativação progressiva dos cookies de terceiros para 1% dos utilizadores do Chrome, com o objetivo de eliminar completamente a sua utilização até ao final do ano. Esta medida faz parte dos testes preliminares de uma iniciativa destinada a reduzir a recolha de dados utilizado por anunciantes para identificar os consumidores, sendo o principal objetivo eliminar totalmente os cookies de terceiros a partir do terceiro trimestre deste ano.
Os cookies de terceiros têm sido uma peça fundamental na Internet há quase 3 décadas, tanto para monitorizar atividades nos websites como para suportar inúmeras funcionalidades online. Um dos primeiros passos para a sua desativação foi dado em 2019, quando a Google anunciou a sua intenção de avançar com a iniciativa Privacy Sandbox.
O que é a Privacy Sandbox?
Esta é uma abordagem da Google que visa fornecer aos anunciantes dados de navegação anónimos, através de APIs específicas, promovendo uma internet mais segura e privada. A Privacy Sandbox engloba um conjunto de soluções de monitorização de dados digitais sem a utilização de cookies de terceiros e tem como objetivo proteger a privacidade online dos utilizadores e fornecer ferramentas a empresas e desenvolvedores para criar negócios digitais de sucesso.
Como funciona?
A Privacy Sandbox permite manter os anúncios relevantes para os utilizadores, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de dados partilhados com websites e anunciantes. Isto é alcançado através da combinação anónima das informações dos utilizadores, ou seja, os dados são agrupados e processados de forma a não ser possível identificar indivíduos específicos. O objetivo final é estabelecer regras que respeitem as expectativas de privacidade dos utilizadores.
As propostas da Privacy Sandbox incluem:
- Eliminar gradualmente o suporte a cookies de terceiros quando novas soluções forem implementadas;
- Reduzir a monitorização entre websites e apps, e manter ao mesmo tempo conteúdos e serviços online acessíveis a todos sem custo financeiro;
- Combater o spam e fraudes na internet com Private State Tokens, ajudando os websites a distinguir pessoas reais de bots ou atacantes maliciosos;
- Mostrar conteúdos e anúncios relevantes através de APIs, nomeadamente a Protected Audience API, a FloC API e a API de Tópicos;
- Medir anúncios digitais através de Relatórios de Atribuição;
- Reforçar os limites de privacidade entre websites;
Saiba mais sobre estas propostas aqui.
Prepare-se para a desativação dos cookies de terceiros
Um estudo do Internet Advertising Bureou (IAB), dirigido a profissionais de marketing, revelou que 94% destes profissionais acredita que o Google Chrome para já não irá eliminar os cookies de terceiros, mas que acontecerá eventualmente. Por outro lado, 42% dos inquiridos acredita que o Google cumprirá mesmo a sua promessa e os desativará até ao final do ano de 2024.
O estudo revelou também que a maioria das empresas está a oferecer formação aos colaboradores em matéria de privacidade de dados, dedicando equipas especificamente à transformação empresarial. Apesar de esta ser uma tendência positiva, o estudo do IAB mostra que os profissionais de marketing que anunciam na internet podem ainda não ter uma verdadeira preocupação com as alterações previstas pela Google e que é necessária uma maior urgência nas suas abordagens.
Que ações podem os profissionais de marketing levar a cabo?
Uma boa prática será, se ainda não o fez, começar a explorar e experimentar a Privacy Sandbox! De acordo com o estudo do IAB, 80% dos profissionais têm conhecimento sobre ela, mas menos de 60% estão a utilizá-la ou planeiam fazê-lo este ano.
Para se adaptar a estas mudanças e continuar a ter sucesso nas suas campanhas de publicidade online, considere também estas abordagens:
- Investir na formação das equipas de marketing digital nas ferramentas propostas pela Privacy Sandbox;
- Explorar novas estratégias de segmentação de audiências que respeitem a privacidade dos utilizadores;
- Manter-se atualizado/a sobre as mudanças e melhores práticas na publicidade digital.
A desativação dos cookies de terceiros marca uma mudança fundamental no mundo da publicidade digital em Portugal e no mundo. Embora represente um desafio para muitas empresas, esta poderá também ser uma oportunidade única para estas explorarem estratégias que protegem a privacidade dos utilizadores ao mesmo tempo que garantem a eficácia das suas campanhas em 2024 e nos anos seguintes.
Gostou deste conteúdo? Se precisa de ajuda a adaptar-se a estas mudanças, fale connosco! 😎
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