Qual o futuro do Email Marketing em 2024? - Elsket - Agência de Design e Copywriting
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Qual o Futuro do Email Marketing para 2024?

Qual o futuro do Email Marketing em 2024?

Se gere um negócio ou trabalha com marketing digital provavelmente já ouviu a expressão “O email marketing morreu!” ou mesmo “Já ninguém abre emails!”. Am I right?

Embora muitos especulem que o email tem os dias contados, a verdade é que existem estatísticas e opiniões recentes de especialistas que sugerem o contrário.

Neste artigo analisamos as perspetivas dos principais oradores do evento Content Marketing World 2023, sobre o futuro do Email Marketing enquanto estratégia para gerar resultados para as empresas em 2024. O email deixará de ser utilizado? Algum outro canal irá tomar o seu lugar?

Qual o futuro do Email Marketing em 2024?

A opinião dos especialistas é unânime: O Email Marketing veio para ficar. Uma das principais vantagens do email é a sua capacidade de estabelecer uma conexão direta e personalizada com o público. Ao contrário de outras plataformas controladas por algoritmos, com o email os profissionais de marketing têm o controlo total sobre as suas campanhas, o que permite uma entrega de conteúdo mais direcionada e relevante ao público-alvo. Não há dúvida de que as listas de email continuam a ser um recurso valioso para empresas que desejam envolver-se com o seu público de forma eficaz, obtendo resultados. 🙂

O email subsiste há tanto tempo como o meio preferencial para milhões de profissionais de marketing em todo o mundo devido à sua natureza descentralizada e distribuída, tornando-o imune ao controlo de qualquer empresa. Enquanto as redes sociais e os mecanismos de pesquisa estão sujeitos à interferência direta da inteligência artificial, o email permanece intocável, permitindo aos profissionais de marketing alcançar o seu público sem obstáculos. Esta resiliência única do Email Marketing, juntamente com o aumento das taxas de engagement ao longo do tempo, enfatiza ainda mais a relevância duradoura deste canal de alto desempenho.

Eficácia comprovada

A verdade é que os profissionais de marketing continuam a depender do Email Marketing pelos seus resultados excecionais. De acordo com um estudo da Hubspot, o envolvimento do público através de email teve um aumento significativo, com receitas estimadas em quase 11 bilhões de dólares (aproximadamente 10.37 bilhões de euros) até ao final de 2023. O facto de 99% dos utilizadores de email verificarem a sua caixa de entrada todos os dias reforça ainda mais a ideia de que o email é um canal muito difícil de substituir!

Personalização e Interatividade

Olhando para o futuro, os especialistas concordam também que a chave para o sucesso do Email Marketing reside em aprimorar a personalização e a interatividade com os utilizadores nas campanhas produzidas. A produção de conteúdo altamente personalizado e relevante continuará a impulsionar o envolvimento com as suas campanhas e a cativar os destinatários, incentivando-os a tomar uma ação. A integração de elementos interativos nos emails, como pesquisas e questionários, será também uma boa estratégia para aumentar o envolvimento dos utilizadores e as taxas de conversão.

E as Redes Sociais?

Com o destino incerto de certas plataformas sociais, o email torna-se ainda mais importante. À medida que as redes sociais enfrentam mudanças, o email surge como um canal de transmissão primário de conteúdo, garantindo a entrega de alcance consistente a um público leal. Além disso, é o meio mais económico para alcançar um público, pois permite distribuir conteúdo de nicho e captar a atenção de públicos-alvo específicos. Os especialistas consideram também que a versatilidade e acessibilidade do email continuarão em 2024 a complementar plataformas emergentes, como é o caso dos artigos/newsletters do LinkedIn, podcasts e comunidades privadas no Slack e Discord.

Qual a melhor forma de utilizar o email para efeitos de marketing?

Embora o futuro do email seja promissor, os especialistas advertem os profissionais de marketing a agirem com cautela e evitarem o uso excessivo do canal. Como? Mantendo uma estratégia sólida de email e analisando os dados de desempenho. Desta forma, evitará cansar os seus subscritores e garantirá que os seus emails são personalizados, valiosos e que não são considerados spam.

Além disso, com o aumento da adoção de modelos de trabalho híbrido, a procura por comunicações assíncronas tem vindo também a aumentar. Embora o email continue a ser uma forma fiável de comunicação, canais mais novos que permitem mensagens em tempo real estão a ganhar destaque. Por isso, é importante adaptar-se a essa mudança facilitando conversas ao vivo, acesso a especialistas em tempo real e fornecendo conteúdo exclusivo que aumente ainda mais o envolvimento com o seu público.

Podemos concluir que, embora o futuro do Email Marketing seja promissor, este oferece uma série de oportunidades e desafios para os profissionais de marketing. A personalização, a interatividade e as preferências do público irão moldar o sucesso das campanhas de email no futuro. As empresas devem ser flexíveis e abraçar outras plataformas, otimizando as suas estratégias para ir de encontro às necessidades em constante evolução do seu público.

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Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
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