Qual o futuro do Email Marketing em 2024? - Elsket - Agência de Design e Copywriting
Elsket - Agência de Design & Copywriting
ELSKET, Agência, Design, Copywriting, Copy Writing, Identidade, Design Gráfico, Web Design, Edição, Videos, Vila Franca de Xira, Lisboa
17779
post-template-default,single,single-post,postid-17779,single-format-standard,none,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-8.0.1,vc_responsive
Qual o Futuro do Email Marketing para 2024?

Qual o futuro do Email Marketing em 2024?

Se gere um negócio ou trabalha com marketing digital provavelmente já ouviu a expressão “O email marketing morreu!” ou mesmo “Já ninguém abre emails!”. Am I right?

Embora muitos especulem que o email tem os dias contados, a verdade é que existem estatísticas e opiniões recentes de especialistas que sugerem o contrário.

Neste artigo analisamos as perspetivas dos principais oradores do evento Content Marketing World 2023, sobre o futuro do Email Marketing enquanto estratégia para gerar resultados para as empresas em 2024. O email deixará de ser utilizado? Algum outro canal irá tomar o seu lugar?

Qual o futuro do Email Marketing em 2024?

A opinião dos especialistas é unânime: O Email Marketing veio para ficar. Uma das principais vantagens do email é a sua capacidade de estabelecer uma conexão direta e personalizada com o público. Ao contrário de outras plataformas controladas por algoritmos, com o email os profissionais de marketing têm o controlo total sobre as suas campanhas, o que permite uma entrega de conteúdo mais direcionada e relevante ao público-alvo. Não há dúvida de que as listas de email continuam a ser um recurso valioso para empresas que desejam envolver-se com o seu público de forma eficaz, obtendo resultados. 🙂

O email subsiste há tanto tempo como o meio preferencial para milhões de profissionais de marketing em todo o mundo devido à sua natureza descentralizada e distribuída, tornando-o imune ao controlo de qualquer empresa. Enquanto as redes sociais e os mecanismos de pesquisa estão sujeitos à interferência direta da inteligência artificial, o email permanece intocável, permitindo aos profissionais de marketing alcançar o seu público sem obstáculos. Esta resiliência única do Email Marketing, juntamente com o aumento das taxas de engagement ao longo do tempo, enfatiza ainda mais a relevância duradoura deste canal de alto desempenho.

Eficácia comprovada

A verdade é que os profissionais de marketing continuam a depender do Email Marketing pelos seus resultados excecionais. De acordo com um estudo da Hubspot, o envolvimento do público através de email teve um aumento significativo, com receitas estimadas em quase 11 bilhões de dólares (aproximadamente 10.37 bilhões de euros) até ao final de 2023. O facto de 99% dos utilizadores de email verificarem a sua caixa de entrada todos os dias reforça ainda mais a ideia de que o email é um canal muito difícil de substituir!

Personalização e Interatividade

Olhando para o futuro, os especialistas concordam também que a chave para o sucesso do Email Marketing reside em aprimorar a personalização e a interatividade com os utilizadores nas campanhas produzidas. A produção de conteúdo altamente personalizado e relevante continuará a impulsionar o envolvimento com as suas campanhas e a cativar os destinatários, incentivando-os a tomar uma ação. A integração de elementos interativos nos emails, como pesquisas e questionários, será também uma boa estratégia para aumentar o envolvimento dos utilizadores e as taxas de conversão.

E as Redes Sociais?

Com o destino incerto de certas plataformas sociais, o email torna-se ainda mais importante. À medida que as redes sociais enfrentam mudanças, o email surge como um canal de transmissão primário de conteúdo, garantindo a entrega de alcance consistente a um público leal. Além disso, é o meio mais económico para alcançar um público, pois permite distribuir conteúdo de nicho e captar a atenção de públicos-alvo específicos. Os especialistas consideram também que a versatilidade e acessibilidade do email continuarão em 2024 a complementar plataformas emergentes, como é o caso dos artigos/newsletters do LinkedIn, podcasts e comunidades privadas no Slack e Discord.

Qual a melhor forma de utilizar o email para efeitos de marketing?

Embora o futuro do email seja promissor, os especialistas advertem os profissionais de marketing a agirem com cautela e evitarem o uso excessivo do canal. Como? Mantendo uma estratégia sólida de email e analisando os dados de desempenho. Desta forma, evitará cansar os seus subscritores e garantirá que os seus emails são personalizados, valiosos e que não são considerados spam.

Além disso, com o aumento da adoção de modelos de trabalho híbrido, a procura por comunicações assíncronas tem vindo também a aumentar. Embora o email continue a ser uma forma fiável de comunicação, canais mais novos que permitem mensagens em tempo real estão a ganhar destaque. Por isso, é importante adaptar-se a essa mudança facilitando conversas ao vivo, acesso a especialistas em tempo real e fornecendo conteúdo exclusivo que aumente ainda mais o envolvimento com o seu público.

Podemos concluir que, embora o futuro do Email Marketing seja promissor, este oferece uma série de oportunidades e desafios para os profissionais de marketing. A personalização, a interatividade e as preferências do público irão moldar o sucesso das campanhas de email no futuro. As empresas devem ser flexíveis e abraçar outras plataformas, otimizando as suas estratégias para ir de encontro às necessidades em constante evolução do seu público.

Gostou deste conteúdo? Se gostava de obter resultados com Email Marketing, fale connosco! 😎 in**@el****.pt

Marta Oliveira
marta.oliveira@elsket.pt
Sem Comentários

Deixar Comentário

error: Conteúdo Protegido!